É grão?! Deixa de molho!!

Feijão carioca de molho

Feijão carioca de molho

Desde que decidi ser vegetariana, há quase dez anos, sempre busquei informações e orientações para que a minha alimentação fosse equilibrada e nutritiva. Depois que me tornei mãe a neurose piorou, e muito! Uma parte porque sou preocupada mesmo e outra parte porque familiares sempre estavam pegando no meu pé (preocupados com o crescimento do João, claro). Desmistifiquei muita coisa para que os onívoros da família ficassem mais tranquilos porque criança pode ser vegetariana sem nenhum problema, desde que a alimentação ofereça todos os nutrientes e vitaminas necessários para o dia a dia dela.

Sem dúvidas, a saúde começa no prato. E não adianta torcer o nariz pra um gengibre porque, entre outras coisas, ele é anti-inflamatório ou mostrar a língua pra um belo maço de espinafre porque apenas 100 gramas de suas folhas contém aproximadamente 2,7 mg de ferro, perdendo pra um bife que, na mesma quantidade, contém aproximadamente 2,4 mg. Por isso a informação é tão importante pra quem busca uma vida mais saudável pra família, pro meio ambiente e, consequentemente, menos sofrimento animal.

Então hoje vou dar uma dica super bacana que diz respeito aos grãos. Deixá-los de molho na água antes de cozinhar serve, não só pra diminuir o tempo de cozimento e economizar no gás, mas para ajudar nosso organismo a conseguir uma melhor absorção dos nutrientes que essas maravilhas podem nos proporcionar. Todas as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja…) contém ácido fítico – é uma forma utilizada pelas plantas para armazenamento de fósforo, e fica na camada mais externa – uma vez de molho você consegue diminuir o teor do ácido!

O ácido fítico aprisiona minerais essenciais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco, portanto, pode contribuir para deficiência dos mesmos no organismo, bloqueando parcialmente sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não-fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas, além de síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten, dificulta a absorção de proteínas como um todo na dieta, e outros problemas e efeitos adversos a médio e longo prazos.

Então, a simples prática de deixar grãos de molho por um período, antes de consumi-los, irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais pra você e sua família. ❤

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